Idealizada a partir de fotos retiradas da web, a Série Eugenia vai ao âmago da problemática social. O conjunto de imagens concentra-se no embate sócio-político atual brasileiro, evidenciando as principais mortes e perseguições a líderes comunitários, políticos e comunidades, que vêm na contramão do sistema vigente.
Ao criar a obra, o artista plástico Luiz Lavalle sensibilizou-se em mostrar – nas várias imagens – a narrativa caótica vivenciada no cotidiano. As imagens jornalísticas, que serviram de base para as pinturas, foram escolhidas e manipuladas digitalmente. Algumas são de maior significado e plasticidade.
Lado a lado, as imagens da Série Eugenia funcionam em conjunto, formando um grande politríptico, que denuncia e propõe uma reflexão sobre a violência e opressão do sistema.
Lavalle compôs as obras utilizando a técnica de lavagem, depois da aplicação da tinta acrílica no tecido preto, a pintura foi lavada com água sanitária – evidenciando a imagem no suporte. Tal lavagem, ironicamente, é uma alusão à limpeza social realizada nos últimos anos no Brasil. Como nos noticiários, o artista plástico utilizou palavras-chave para reforçar a ideia do processo pintado.